27 de out de 2010

Vamos ter mais dez Cetecmas

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) deve investir nos próximos anos aproximadamente R$ 45 milhões na duplicação do número de Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas). Já existem 10 Cetecmas implantados no estado e mais 10 sendo planejados. Três deles, Balsas, Rosário e Porto Franco, serão licitados até o fim do ano. Somente nestes três últimos, serão aplicados aproximadamente R$ 10 milhões, com recursos de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação (MEC).

A expectativa é dobrar o número de pessoas qualificadas pelos Cetecmas nos próximos anos. Com os 10 pólos já implantados, pelo menos 250 mil pessoas devem ser qualificar até o fim do ano. Esses investimentos em novos centros tecnológicos serão importantes para preparar a mão-de-obra local visando a empreendimentos de grande porte, como a Refinaria Premium, na cidade de Bacabeira, e a extração de gás na cidade de Capinzal do Norte.

Através dos Cetecmas estará atendendo, com os cursos tecnológicos de Química, Física, Biologia, Inclusão Digital, mais de 250 mil jovens maranhenses até o fim do ano. Na outra ponta desta espécie de “força-tarefa” para a qualificação profissional dos jovens maranhenses, o Governo do Estado também tem implantado pontos de interatividade para facilitar o acesso ao ensino, principalmente médio, às zonas mais remotas do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário