7 de jul. de 2009

Seminário destaca ações de Ciência e Tecnologia no Maranhão

O secretário da Ciência e Tecnologia (Sectec), Waldir Maranhão, participou, nesta sexta-feira (3 de julho), do Seminário Excelência Administrativa no Setor Público. O evento contou, em sua abertura, com a palestra de Pedro Henrique Bertolucci, ex-prefeito de Gramado (RS), que tratou da temática central do seminário que acontece até este sábado (4 de julho), no Hotel Abbeville, em São Luís.
Na tarde desta sexta-feira (3), Waldir Maranhão ministrou palestra com o tema: Contribuições do Sistema de Ensino Superior e Tecnológico do Maranhão para a Política de Desenvolvimento Urbano do Estado. O secretário destacou projetos desenvolvidos hoje pela Sectec como o Parque Tecnológico, os Ciema’s, a expansão dos Centros Vocacionais Tecnológicos e o Aula do Futuro. Sobre este último, Waldir declara ser um dos projetos que pode trazer as maiores possibilidades de inclusão social para o estado.
Com foco na temática central do evento, o secretário Waldir Maranhão debateu a criação de cursos voltados para a formação de Gestores Públicos utilizando a tecnologia de educação à distância disponível hoje no estado, o que otimizaria o tempo e diminuiria custos com o processo. “Se os gestores não tiverem uma boa formação, nossos recursos não serão bem aplicados”, ressaltou.
Ainda em sua palestra, o secretário destacou também a importância que deve ser dada à educação profissional no estado. Com esta visão a Sectec prevê a criação de mais 40 Centros Vocacionais Tecnológicos (hoje o estado possui apenas um) que trabalharão de forma integrada às necessidades de cada região, apoiando-se nos Arranjos Produtivos Locais.
Para Waldir é importante que a Educação Profissional seja tratada de forma diferenciada atentando às suas especificidades. “É preciso definir uma rede onde a Educação Profissional deixe de ser vista como um subproduto da educação tradicional” alertou.
Para ele, todo este processo está sendo construído através de um novo momento no Estado do Maranhão onde as ações estão sendo realizadas de forma integrada nos campos político e acadêmico, com foco no desenvolvimento do povo maranhense.
Aula do Futuro
O projeto visa promover a Educação Continuada de Professores, a melhoria dos índices nacionais na área de Educação (Ideb), bem como a preparação de jovens para oportunidades no mundo do trabalho. Somente através da Univima, o projeto prevê a criação de cerca de 150 mil vagas a alunos e professores do ensino público, distribuídas entre cursos preparatórios para o Enem, para o Prova Brasil, para o Encceja e para o ingresso ao Ensino Superior. Ao longo do mesmo período está prevista ainda a oferta de aproximadamente 50 mil vagas em cursos de preparação para o mundo do trabalho, tendo em vista a demanda dos cursos de capacitação voltados para a refinaria a ser instalada pela Petrobras, no Maranhão.
Participaram ainda do evento Márcio Galvão, da Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades e o deputado estadual Hélio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário