18 de mai. de 2010

Certificados para filhos de dois mil garimpeiros

(*) O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), e a Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp Brasil) realizaram no último sábado (15), no Multicenter Sebrae, em São Luís, uma grande festa para a entrega dos certificados de conclusão das aulas de reforço escolar oferecidas a 2.400 filhos de garimpeiros em 10 municípios maranhenses. Ao final do evento, os alunos melhor avaliados durante o curso foram premiados com notebooks.

“Essa é uma comprovação do compromisso do Governo do Maranhão com as famílias de garimpeiros, que já fizeram tanto pelo desenvolvimento econômico do nosso país”, disse o secretário em exercício da Sectec, Lauro Assunção, que na solenidade representou a governadora Roseana Sarney.

O evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas ao movimento dos garimpeiros no país. O deputado federal e ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, um dos responsáveis pela realização do preparatório, e o senador Edison Lobão, que tem uma história de lutas e conquistas em prol do segmento, participaram das atividades de encerramento do curso. Também esteve em São Luís, Heleno Costa, vice-presidente de Operação da Colossus Minerals, mineradora canadense que recebeu a concessão para explorar as riquezas de Serra Pelada.

O reforço escolar é fruto de uma parceria entre a Sectec e a Agasp Brasil com o objetivo de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho frente aos grandes empreendimentos que estão aportando no estado. Para tanto, durante três meses, eles receberam aulas de português, matemática e raciocínio lógico. A execução do projeto ficou a cargo do Instituto Daniel de La Touche.

Oportunidade

O presidente da Agasp Brasil, Tony Duarte, enfatizou que o conteúdo programático do reforço escolar foi direcionado à seleção nacional dos cursos de Construção e Montagem que será promovida pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com vistas ao preenchimento de vagas nas obras da Refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira, a cerca de 60 km de São Luís.

“A partir de agora, eles não só terão melhores oportunidades de concorrer a vagas na Refinaria, como também para outros empreendimentos que serão instalados no Maranhão”, destacou Duarte.

Para uma plateia bastante numerosa, integrada por formandos e familiares, o secretário Lauro Assunção anunciou que já há um encaminhamento para o início de novas turmas de reforço escolar, que desta vez beneficiará cerca de cinco mil jovens e adultos, também filhos e filhas de garimpeiros.

“Cuidar das pessoas é o lema do governo Roseana Sarney e, portanto, não temos poupado esforços no sentido de melhor preparar a população maranhense para o mercado de trabalho. E a Secretaria de Ciência e Tecnologia vem cumprindo com o seu papel, desenvolvendo dezenas de ações e programas como esse objetivo, entre eles o Aula do Futuro, que utilizando o mesmo princípio, será responsável pela qualificação dos nossos jovens egressos de ensino médio”, assinalou o secretário em exercício.

Emprego e renda

A geração de emprego e renda, uma das consequências da política de educação profissional consolidada no governo Roseana Sarney, foi lembrada pelo deputado federal Waldir Maranhão. “A conclusão das aulas de reforço dessas primeiras turmas representa o cumprimento de uma missão quando assumi a pasta em 2009. Isso só vem a reforçar que investir no conhecimento, na educação, é o caminho para o crescimento econômico do Maranhão”, destacou o parlamentar.

Em tom de comemoração, o senador e ex-ministro de Minas Energia, Edison Lobão, citou as últimas conquistas dos garimpeiros no Brasil. O alvará de lavra da mina de Serra Pelada concedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a incorporação de mais 700 hectares à mina foram algumas delas. “E, para nossa felicidade, estamos agora participando da solenidade de entrega de certificado do curso de reforço para os filhos de garimpeiros, o que aumentará as chances deles de conseguir uma colocação de trabalho na Refinaria”, enfatizou.

Além de notebooks, alguns dos jovens que se destacaram nas salas de aulas, em cada uma dos 10 polos do preparatório no estado, também foram agraciados com a garantia de emprego em um grande grupo empresarial de São Luís.

Muito feliz com a oportunidade, o jovem Berlan Costa Pereira, 29 anos, residente no município de Pindaré, mostrou entusiasmo com o novo emprego. “Estava me dedicando muito a este reforço escolar. Mesmo com a chance de trabalho que me deram, quero tentar a seleção da Refinaria”, contou ele, que também levou para casa o computador portátil.

*O texto abaixo foi publicado no Jornal O Progresso, de nossa querida cidade de Imperatriz, por Lucienne Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário