14 de mai. de 2010

Governo do Estado certifica 2.400 filhos de garimpeiros neste sábado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), e a Associação de Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp Brasil) comandarão neste sábado (15), às 15h, no Salão de Eventos do Multicenter SEBRAE (Cohafuma), a solenidade de certificação dos 2.400 filhos de garimpeiros que participaram das aulas de reforço escolar voltadas para a seleção nacional dos cursos de Construção e Montagem promovida pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Para a abertura da solenidade está sendo aguardada a presença da governadora Roseana Sarney, do senador Edison Lobão, do deputado federal Waldir Maranhão, além de outros parlamentares e lideranças políticas dos municípios beneficiados.

Waldir Maranhão sempre foi um grande defensor da capacitação dos maranhenses, para que os mesmos possam assegurar suas vagas neste competitivo mercado de trabalho, em especial na Refinaria Premium, da Petrobras.
As aulas do reforço escolar tiveram início em fevereiro deste ano em 10 municípios maranhenses (veja quadro). Segundo o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia em exercício, Lauro Assunção, a capacitação é mais uma oportunidade dada pelo governo estadual para assegurar aos filhos de garimpeiros melhores condições na disputa a uma vaga nas obras da Refinaria Premium, da Petrobras.

A execução do reforço escolar ficou a cargo do Instituto Daniel de Touche, que utilizando a metodologia do Projeto Aula do Futuro, terá condições de atingir um número maior de alunos, com o ensino presencial mediado pela tecnologia tendo a participação de professores especialistas diretamente de estúdios e uma TV interativa através de satélite.

Foram formadas 15 turmas voltadas para o reforço do Ensino Fundamental e mais 45 com foco no Ensino Médio, totalizando 60 turmas em todo o estado. As aulas, que aconteceram sempre nos fins de semana, foram ministradas por 120 professores contratados para as disciplinas de português, matemática e raciocínio lógico. Das vagas ofertadas, 600 foram disponibilizadas para as turmas do Ensino Fundamental e 1.800 para as de Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário