30 de dez. de 2010

Waldir Maranhão é um dos três deputados mais citados na grande rede

Análise Politike, realizada no período de 01 de janeiro a 28 de dezembro, releva a repercussão na web de três dos deputados eleitos no estado do Maranhão: Luciano Moreira (PMDB), Pedro Fernandes (PTB) e Waldir Maranhão (PP). 


Pedro Fernandes lidera em número de menções, aparecendo com 768 citações gerais na internet. Logo em seguida, está Luciano Moreira, com um total de 734 menções. Waldir Maranhão, em terceiro, obteve 549 citações. 


Nota: A análise foi feita com ferramentas exclusivas Politike.


Fonte: site Politike

23 de dez. de 2010

É tempo de agradecer! Feliz Natal e Próspero 2011



É tempo de renovar nossas esperanças. De pensar No futuro. 
De Olhar as coisas com outros olhares. De entender e praticar o bem.
 Assim como sugere o ano do Coelho no Horóscopo Chinês,
ficaremos atentos à nossa volta,seremos mais responsáveis, 
reforçaremos ideias ou seguiremos com calma nas metas empenhadas no passado. 
No Natal, agradecemos a Deus. No Ano Novo, clamamos pela bem-aventurança para os nossos planos, 
pela saúde de nossa família. Abraçamos quem amamos, pois só o amor constrói.

9 de dez. de 2010

Nota sobre prestação contas ao TRE

Recebi com enorme surpresa a não-aprovação de minhas contas pelo Tribunal Regional Eleitoral, vez que, ao
que me consta, todos os gastos e arrecadações cumpriram rigorosamente as exigências da legislação em vigor. Se algum esclarecimento meu não chegou a tempo nessa fase do julgamento, até porque não fui notificado, será
aduzido aos autos agora em grau de recurso. Encontrome sereno quanto ao cumprimento de minhas obrigações
como candidato,motivo pelo qual estou confiante num desfecho satisfatório após o TRE ter os esclarecimentos
que iremos apresentar ao processo.

São Luís, 08 de dezembro de 2010

Waldir Maranhão
Deputado Federal

7 de dez. de 2010

Peixada maranhense no encontro de confraternização do PP


Confraternização natalina – Continuam muito ácidas as relações entre a liderança de bancada e os deputados federais do Partido Progressista. A intifada contra o líder João Pizzolatti (SC) e o deputado Mário Negromonte (BA) não é notícia recente, mas ficou ainda mais quente com as articulações em torno da manutenção do Ministério das Cidades para o partido.
Pizzolatti e Negromonte têm negociado sozinhos com a presidente eleita Dilma Rousseff, o que deixou os colegas legenda extremamente desconfiados. Negromonte quer substituir Márcio Fortes. O presidente da executiva nacional, senador Francisco Dornelles (RJ), afirmou que delegou as negociações para os dois deputados, mas para Dilma deixou claro que a futura presidente poderia indicar qualquer ministério para o PP. A petista eleita, no entanto, orientada pelo presidente-metalúrgico Lula da Silva, espera que aconteça um entendimento na bancada federal.
Com 41 deputados, os progressistas podem ser o fiel da balança em votações polêmicas. Para diminuir o clima pesado entre os colegas, o deputado federal Waldir Maranhão (MA) organiza um jantar de confraternização para esta quarta-feira (08) em seu apartamento funcional. Será o último encontro do ano dos progressistas em clima natalino.
O cardápio à base de uma peixada maranhense, preparada por cozinheiro vindo especialmente para organizar o rega-bofe político, poderá ajudar na busca de um entendimento. É com esse espírito que mais da metade dos deputados do PP confirmou presença, o que também aconteceu com boa parte dos eleitos em outubro passado. Waldir Maranhão é um parlamentar habilidoso, que levou para a seara política a experiência adquirida durante os longos anos em que atuou como professor e reitor universitário. É esperar para ver!
Fonte: site ucho.info

29 de nov. de 2010

Em nome do entendimento para o Maranhão

Quando imaginamos que a política chegou no fundo do poço e nada mais poderá acontecer para reverter o desanimador status quo, que faz com que o Brasil continue andando de lado rumo ao futuro, eis que surge alguém com a incrível capacidade de reunir inimigos políticos figadais. Foi o que aconteceu nesta semana, em Brasília, durante encontro da bancada parlamentar do Maranhão.
 
Ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, ex-secretário de Ciência e Tecnologia e eleito pelo PP para seu segundo mandato como deputado federal, Waldir Maranhão juntou em seu apartamento funcional, em torno da mesma mesa, ninguém menos que Sarney Filho (PV), também conhecido como Zequinha, e o petista Domingos Dutra, um crítico ácido e contumaz do clã Sarney, que comanda a política local há cinco décadas. Antes do coronelato capitaneado pelo presidente do Senado Federal, José Sarney, o Maranhão, que continua na condição de mais pobre estado brasileiro, teve como chefão político ninguém menos que Vitorino Freire, que ostentava modus operandi semelhante.

O encontro ocorrido em Brasília contou com os olhos atentos de outro maranhense conhecido no mundo da política, o ex-deputado Haroldo Sabóia, dono de verve crítica e que pode ressurgir em cena a bordo de novos projetos políticos com foco nas próximas eleições. Mas um detalhe interessante, que muitos desconhecem, passou despercebido no encontro de parlamentares maranhenses. Waldir Maranhão é médico veterinário, o que por certo lhe confere condições de sobra para reunir cobras e lagartos, sem que ninguém pague o pato ou engula sapos. Ponto para Waldir Maranhão, pois a terra do arroz de cuxá precisa de doses extras de bom senso e projetos consistentes que tirem os maranhenses da miserabilidade letárgica.

Fonte: site ucho.info

23 de nov. de 2010

Bancada federal tem emendas ao Orçamento

A bancada federal do Maranhão, coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), se reuniu hoje no plenário 5 da Ala das Comissões. Os parlamentares decidiram firmar em obras estruturantes.

Ficou acertado que o Governo do Estado deverá indicar cinco emendas: 1 para o aterro sanitário de São Luís (ilha); 1 para a BR 226, no trecho na divisa do PI/MA (R$ 150 milhões) ; 1 para a BR 135, no trecho de entroncamento com a BR-402, Bacabeira( R$ 200 milhões) ; 1 para a Ponte do Quarto Centenário (tem pendência no PPA) e 1 para o Italuís (com pendência no TCU).

Haverá também uma emenda em comum acordo com a bancada de deputados e senadores para atender as universidades (UFMA e estadua).

Os senadores terão direito a três emendas - uma para cada um deles.

O Estado tem, na prática 15 emendas mais 3 de remanejamento. Os deputados federais vão dividir seis emendas de bancada. Não estão incluídas aí as remanescentes, que seriam mais três. A relação das outras emendas dos senadores e dos deputados só será definida amanhã. Elas serão encaminhadas ao coordenador da Bancada.

22 de nov. de 2010

Trabalhar pelo fortalecimento da aliança com a governadora

Encontrei o deputado Waldir Maranhão na casa de um amigo comum. Perguntei-lhe qual a expectativa sobre o novo governo Roseana.
Ele respondeu que era de total fortalecimento da aliança de seu partido com a governadora e com o PMDB regional, apesar de não desconhecer a intriga que alguns partidários dela querem enredar.
Disse-me que, em 2006, chegou para a aliança já deputado eleito. Trabalhou no segundo turno ao lado de Roseana, da mesma forma que agora, em 2010, ele e PP marcharam firmes com ela na construção da vitória comum.
“Conhecendo a governadora como conheço, não tenho nenhuma razão para acreditar no êxito dos autores das intrigas, vez que ela sabe que tudo não passa de uma luta desleal de um pequeno grupo por espaços políticos em seu futuro governo.” falou.
Continuando, disse Waldir Maranhão: “A minha expectativa é que, tal qual a presidente Dilma, que está construindo com os aliados a formatação de seu governo, eu acredito que aqui no Maranhão acontecerá o mesmo. E se isso ainda não aconteceu, é porque a governadora foi convidada a Brasília para participar, juntamente com o seu partido, o PMDB, das discussões em torno da montagem do Governo Dilma Rousseff. É desaconselhável qualquer ansiedade”.
Fonte: Blog do Luís Cardoso

17 de nov. de 2010

Ex-aluna do Santa Terezinha concorre a vice-reitora da Uema

Pela primeira vez na história, Imperatriz poderá ter uma vice-reitora na Universidade Estadual do Maranhão. Doutora em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Federal de Viçora (MG), a professora Marília Martins concorre ao cargo na chapa do professor Henrique Mariano Costa do Amaral. A eleição que acontece neste mês indicará as três chapas mais votadas à lista tríplice a ser encaminhada para a governadora Roseana Sarney, a quem caberá nomear o comando da instituição de ensino superior.

Marília estudou no tradicional Colégio Santa Terezinha, de Imperatriz, de onde saiu para sua carreira de magistério e como cientista. Marília Martins é professora adjunta do Departamento de Zootécnica da Uema, onde faz também um trabalho de pesquisa sobre o rebanho bovino como pesquisadora da Fapema.

A ascenção ao segundo cargo mais importante da Universidade poderá ajudar na expansão universitária nas regiões Sudeste e Sul do Maranhão e nas parcerias com o setor privado do agronegócio. "Temos um objetivo que é o melhorar a participação da instituição pública estadual junto às comunidades maranhenses", garante a professora.

29 de out. de 2010

Vitorioso nas urnas, Maranhão quer preparar os brasileiros para o futuro

Enquanto integrantes dos partidos que engrossam a aliança em torno da candidata Dilma Rousseff se engalfinham nos bastidores em busca de cargos, principalmente nos primeiro e segundo escalões de um eventual governo petista, alguns políticos preferem se dedicar ao desenvolvimento de propostas visando o futuro do Brasil, que precisa sair do discurso eleitoral para a realidade do futuro.


Entre os assuntos que o próximo presidente da República terá de dar prioridade, a melhoria da educação e o incentivo à ciência e tecnologia são os mais prementes, caso o Brasil queira competir em igualdade de condições com os chamados países emergentes. Sem contar as garantias básicas previstas na Constituição Federal, como transporte público, saúde e segurança pública.
Se no primeiro turno das eleições o Partido Progressista optou pela neutralidade em termos de apoio efetivo aos presidenciáveis, agora a legenda começa a se movimentar em busca de propostas concretas para o novo presidente. Um dos nomes de destaque do PP na área de educação, ciência e tecnologia é o do deputado federal Waldir Maranhão (MA), que nas urnas do último dia 3 de outubro conquistou o seu segundo mandato. Ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão e ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão é um especialista em ensino à distância, tema que pode acelerar o processo educacional brasileiro e proporcionar a melhoria do setor em todo o território.

27 de out. de 2010

Vamos ter mais dez Cetecmas

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) deve investir nos próximos anos aproximadamente R$ 45 milhões na duplicação do número de Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas). Já existem 10 Cetecmas implantados no estado e mais 10 sendo planejados. Três deles, Balsas, Rosário e Porto Franco, serão licitados até o fim do ano. Somente nestes três últimos, serão aplicados aproximadamente R$ 10 milhões, com recursos de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação (MEC).

A expectativa é dobrar o número de pessoas qualificadas pelos Cetecmas nos próximos anos. Com os 10 pólos já implantados, pelo menos 250 mil pessoas devem ser qualificar até o fim do ano. Esses investimentos em novos centros tecnológicos serão importantes para preparar a mão-de-obra local visando a empreendimentos de grande porte, como a Refinaria Premium, na cidade de Bacabeira, e a extração de gás na cidade de Capinzal do Norte.

Através dos Cetecmas estará atendendo, com os cursos tecnológicos de Química, Física, Biologia, Inclusão Digital, mais de 250 mil jovens maranhenses até o fim do ano. Na outra ponta desta espécie de “força-tarefa” para a qualificação profissional dos jovens maranhenses, o Governo do Estado também tem implantado pontos de interatividade para facilitar o acesso ao ensino, principalmente médio, às zonas mais remotas do estado.

18 de ago. de 2010

Deputado Waldir sugere criação da Universidade do Sul do Maranhão

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) sugeriu a criação da Universidade do Sul do Maranhão a partir da Universidade Federal do Vale do Tocantins (Univat), cujo projeto tramita na Câmara dos Deputados. Waldir Maranhão foi relator, em dezembro de 2207, da proposta na Comissão de Educação e propôs uma instituição federal voltada especificamente para os cursos de pós-graduação.

Conhecido por defender a bandeira da educação, Waldir Maranhão acredita que a universidade poderá ampliar as ofertas de cursos superiores, inclusive o de Medicina reivindicado pelo médico oftalmologista Antônio de Pádua. Reconhecido como um dos especialistas no Brasil em sua área, Pádua é candidato à Assembléia Legislativa pelo PP. “Podemos unir nossas forças para que esse projeto seja possível”, acredita Maranhão.

No seu parecer sobre a Univat, Waldir Maranhão afirmou há três anos que “o que importa e nos interessa, nessa referência, é estarmos conscientes que a Universidade Federal do Vale do Tocantins não poderá repetir-se no modelo das IES (Instituições de Ensino Superior) existentes e no roteiro propositivo de suas ações convencionais”. E afirmou que não é conveniente, por nenhuma razão, criar a UNIVAT “por desmembramento da Universidade Federal do Maranhão” e, assim não o sendo, não faz sentido o Poder Executivo “transferir saldos orçamentários da Universidade Federal do Maranhão para a Universidade Federal do Vale do Tocantins”.

Para justificar sua proposta, o deputado relaciona uma serie de dados. O contingente populacional abrangido pela UNIVAT soma a aproximadamente 3,5 milhões de habitantes. Sua força de trabalho seria aparentemente muito produtiva: mais de 70% contam com menos de 40 anos idade.

Os problemas endêmicos de saúde minam, no entanto, as energias produtivas de tal população: a expectativa de vida da Região não atinge 60 anos de idade, quase 10 anos mais baixa que a média nacional; a mortalidade infantil se eleva a taxas alarmantes, mesmo tomados os parâmetros da América Latina; o número de hospitais mal alcança à taxa de 1 leito hospitalar para cada 10 mil habitantes;

A população econômica ativa da região é aproximadamente 1/3 do total de adultos, sendo que a renda regional provém fundamentalmente do setor de serviços (61%) e da agricultura (32,5%); a indústria mal começa a exibir resultados transformadores, no meio tocantino; é ainda precário o acesso da população a serviços básicos, como água, esgotos e energia elétrica. Aproximadamente 1/3 das crianças em idade de estudar, na Região, estão sem escola: isso terá séria repercussão na constituição da força de trabalho; a evasão escolar alcança índices muito preocupantes; a formação de professores tem melhorado na última década, mas ainda é considerável a taxa de professores sem a devida qualificação legal, na base da pirâmide educacional.

BSB 18/ago/2010

2 de ago. de 2010

Evento em São João dos Patos foi um sucesso

Saymonn Brasil e Mundim Filho são nossos companheiros de São João dos Patos. Eles comandam o Partido Progressista municipal. Fizeram uma bela festa cívica no sábado. Inauguramos o novo diretório que vai permitir a organização do PP e reunir propostas para nossos candidatos.

31 de jul. de 2010

Dr. Pádua visita amanhã Amarante do Maranhão

Amarante – O candidato a deputado estadual Dr. Pádua, da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, visita neste sábado (31) a comunidade Amarante do Maranhão, a 110 km de Imperatriz.

Na ocasião, ele pretende apresentar à comunidade amarantina os projetos e ações que deseja desenvolver, caso seja eleito, em benefício do povo da região Tocantina.

Médico oftalmologista, Dr. Pádua assinala que a importante de se investir na saúde preventiva, incluindo a consolidação de novas unidades básicas de saúde em bairros e povoados dos municípios. “Temos um grande projeto para ser realizado nesta área”, afirma.

Fonte: blog de Gil Carvalho, da Tribuna de Tocantins

28 de jul. de 2010

Estudantes fazem encontro para apresentar propostas de governo

Na próxima sexta-feira (30), representantes do movimento estudantil (Umes, UNE, Unipar, UEE e DCEs) e sociais estarão reunidos com o deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA). No café da manhã no Hotel Brisamar será entregue um Plano de Ação com propostas ao programa de governo da candidata Roseana Sarney (PMDB).

Entre as sugestões constam o aumento das ofertas no Primeiro Emprego para estudantes secundaristas e a criação de oportunidades de emprego para universitários. Os estudantes querem também a construção de praças da juventude, com espaços para manifestações artísticas, culturais e esportivas. As entidades elegeram o deputado Maranhão como porta-voz do movimento estudantil. O encontro servirá também para apresentar propostas relacionadas às entidades civis ao programa de governo de Roseana.

Evento
Café da Manhã
Local – Hotel Brisamar
Hora – 8 horas
Encontro de entidades sociais e estudantis

Mais detalhes com Marconi, 9963-2514/8145-4274

BSB, 28/07/2010

15 de jul. de 2010

Ministério das Cidades libera R$ 384,2 mil para Altamira e Itinga

O Ministério das Cidades liberou no início desse mês R$ 384,2 mil aos municípios de Altamira do Maranhão e Itinga do Maranhão para obras e serviços públicos. Os recursos representam restos a pagar de emendas individuais apresentadas pelo deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) ao Orçamento Geral da União de 2007.

As obras estão em execução e no total somam mais de R$ 1,085 milhão. O projeto de Altamira está praticamente concluído. Faltam apenas 40% segundo informações dos técnicos da Caixa Econômica Federal que fiscalizam os serviços a partir de um convênio com o governo federal. Em Itinga, as obras estão mais atrasadas de acordo com o relatório apresentado ao Ministério das Cidades, embora todo o valor R$ 295,3 mil já tenha sido totalmente liberado.

Em abril, o município de Pirapemas também foi beneficiado pelos recursos previstos há três anos pelo deputado Waldir Maranhão. Naquela ocasião foram liberados para as obras públicas R$ 800,8 mil de um total de R$ 1,3 milhão. A Caixa informou que 70% dos serviços estão concluídos.

Os recursos fazem parte de um total de R$ 7,8 milhões em emendas individuais do parlamentar referentes a 2007. Desse total, R$ 4,4 milhões já foram liberados para 10 municípios (Altamira, Itinga, Paço do Lumiar, Açailândia, Buriticupu, Codó, Pirapemas, Bernardo do Mearim, Bom Jardim e Chapadinha).

8 de jul. de 2010

Congresso aprova LDO para 2011

Houve apenas uma alteração em regra sobre obras irregulares. O Congresso acaba de aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, em votação consensual. Houve apenas uma mudança quanto ao texto aprovado ontem pela Comissão Mista de Orçamento.

A alteração deixa claro que o atraso na prestação de informações pelos gestores de obras consideradas irregulares não impede qualquer decisão a ser tomada pelo Congresso sobre essas obras.

As obras consideradas irregulares não deveriam receber mais recursos do orçamento seguinte, por haver suspeita de desvios, mas muitas vezes há uma disputa entre governo e oposição pela liberação da obra.

Fonte: Agência Câmara

7 de jul. de 2010

Campanha evangélica


Dois eventos evangélicos estão programados para quinta (07) e sexta (08) com a participação do deputado federal Waldir Maranhão (PP). A programação foi elaborada pelo pastor Bel (PP) com a governadora Roseana Sarney (PMDB) na manhã de hoje (06). Amanhã haverá uma passeata na entrada da cidade de Poção de Pedras com a presença do senador Édison Lobão (PMDB) e na sexta-feira a convenção de pastores da Assembléia de Deus em Açailândia. “Hoje pela manhã estive com a governadora que confirmou a presença na convenção às 14h30”, explicou o segundo suplente na chapa do senador Édison Lobão.

5 de jul. de 2010

Comissão avaliza propostas de entidades civis

Percebendo a dificuldade para colher 1,3 milhão de assinaturas, o então presidente da Câmara Federal Aécio Neves (PSDB-MG) criou em 2001 a CLP (Comissão de Legislação Participativa) para avalizar projetos da sociedade civil e apresentá-los para votação dos parlamentares.

O órgão fica aberto a sugestões de projetos de lei de entidades civis, sindicatos, associações e órgãos de classe, e realiza audiências públicas para debater e deliberar sobre as propostas. A comissão também possui banco de ideias, formado por sugestões de indivíduos sem representação na sociedade civil.

As indicações são analisadas pelos 18 deputados integrantes da comissão e, se aprovadas, protocoladas na Casa. "Todo projeto de iniciativa popular tem prioridade", ressalta o presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Para o petista, as vezes não é preciso nem apresentar projetos de lei para ver a medida ser aplicada. "A portabilidade numérica dos celulares não ocorreu por lei, mas graças ao debate na internet e nas redes sociais. Da mesma forma, a portaria que determinou regras para os call-centers surgiu de críticas da população ao péssimo serviço prestado", frisou.

Em 2009, quando a CLP ficou sob o comando dos deputados Waldir Maranhão (PP-MA) e Roberto Britto (PP-BA), a comissão foi responsável por protocolar 54 proposituras, entre projetos de lei (19), requerimentos (21) e emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (12).

Os números, avalia Pimenta, mostram a abertura do Congresso a mais participação. "Há um setor conversador, que é pequeno hoje em dia, que pensa que a função de legislar é só do parlamentar, e não da população. Mas há cada vez mais colegas que aceitam e entendem ser necessário ouvir o povo antes de tomar decisões", analisou.

Fonte: Diário do Grande ABC - 04/jul/2010

30 de jun. de 2010

Twitter tem 20% de popularidade na Câmara

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) obteve a nota 7.96 na estatística fornecida pelo microblog Twitter. O parlamentar utiliza a ferramenta na internet há cerca de dois meses. Embora esteja há pouco tempo na rede social, tem 19.93% de popularidade entre todos os 306 parlamentares federais que se utilizam do sistema. Nesse período, Waldir Maranhão postou 114 tweets com opinião ou informação sobre variados temas, inclusive sobre a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo.

No total, o número de seguidores de deputados no Twitter mais do que dobrou em relação ao levantamento anterior, passando de 231.271 seguidores em janeiro para 514.340 em maio. Levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados constata que além da proximidade das eleições, o crescimento decorre da própria atividade parlamentar, com o destaque para a votação do projeto Ficha Limpa, e a volta de deputados titulares que ocupavam cargos em ministérios e secretarias estaduais e municipais.

PP realiza convenção e confirma apoio à reeleição de Roseana Sarney

Com a presença de dezenas de caravanas oriundas de vários municípios do Maranhão, o Partido Progressista realizou nesta terça-feira (29) a convenção estadual onde apresentou os nomes dos pré-candidatos que estarão disputando as eleições deste ano.

Durante a convenção, o presidente estadual do PP, deputado Waldir Maranhão, confirmou o apoio da legenda à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do candidato a vice, Washington Luiz Oliveira (PT), nas eleições de outubro deste ano.

O evento reuniu cerca de quatro mil pessoas entre militantes, delegados, presidentes de diretórios municipais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos. O candidato a vice-governador, Washington Luís, o senador Edison Lobão Filho (PMDB), o secretário de Articulação Política Hildo Rocha (PMDB), Remi Ribeiro, presidente do PMDB maranhense, e o deputados estaduais Hélio Soares e João Batista e o secretário interino de Cência e Tecnologia Lauro Assunção, foram algumas das autoridades presentes na convenção.

Em seu discurso, o presidente estadual do PP e candidato à reeleição, deputado Waldir Maranhão, reafirmou que o partido defende a causa da disseminação do conhecimento. O candidato ressaltou ainda que apenas a educação pode trazer ao Maranhão e ao povo maranhense perspectivas de crescimento.

Pastor Bel como candidato ao senado foi um dos nomes apresentados durante a convenção. Pela primeira vez candidato ao senado, pastor Bel disse não temer o desafio e afirmou que a manifestação do povo em todos os 140 municípios que já visitou é sua garantia de vitória. O Partido Progressista estará disputando as eleições 2010 com 37 candidatos à Assembléia Legislativa e três candidatos à Câmara Federal.

Como candidato a reeleição, o deputado federal Waldir Maranhão afirmou que fará uma campanha temática, onde a principal bandeira de luta será a disseminação da cadeia do conhecimento, através de projetos que levem educação a todos os brasileiros. Em seu discurso, mais uma vez defendeu a união de todos em prol de um único objetivo: o desenvolvimento do Maranhão.

O Partido Progressista aparece na segunda colocação nacional com número de filiados. Dos 11,5 milhões de eleitores filiados a partidos políticos, 11% ou 1,26 milhão integram a lista de progressistas. No plano municipal, o trabalho minucioso e coordenado dos 27 diretórios estaduais permitiu a eleição de 553 prefeitos em 2004. O resultado manteve o partido entre as quatro maiores agremiações políticas do país. Em 2004, o Partido elegeu 4.276 vereadores, um número que coloca o PP mais uma vez entre os quatro maiores partidos do Brasil. Naquele ano, o Partido Progressista registrou menos candidatos que as grandes legendas, mas teve o terceiro melhor aproveitamento final, elegendo 43,8% dos seus candidatos.

29 de jun. de 2010

Convenção estadual do Partido Progressista homologa candidatos às eleições

O Partido Progressista realiza nesta terça-feira (29) a convenção estadual que irá homologar os candidatos às eleições gerais de outubro. O evento democrático vai reunir cerca de 1.500 militantes de todas as regiões do estado (Ginásio do Colégio Dom Bosco, bairro Renascença, em São Luís), além de 92 delegados, presidentes de 37 diretórios municipais e mais representantes de 15 comissões provisórias e aproximadamente 70 comissões provisórias municipais em formação. Estarão presentes também os três deputados estaduais, 101 vereadores e 10 prefeitos eleitos no pleito de outubro de 2008.

"Vamos fazer uma grande convenção para que os objetivos de nosso partido sejam conhecidos, assim como estabelecer uma linha programática para a campanha que se inicia”, explica o presidente do diretório estadual, deputado federal Waldir Maranhão.

O Programa - O ato convencional chamado de “Política de alianças proporcionais e majoritárias” começa às 14 horas. Meia hora após, será feita a análise de conjuntura e definição programática de “Um novo Maranhão”. Às 16 horas serão apresentadas as chapas proporcional e majoritária. Às 17 horas, ato político e pronunciamento do deputado Waldir Maranhão. Serão homologadas as candidaturas de 37 pré-candidatos à Assembléia Legislativa, três à Câmara dos Deputados e de Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel, ao Senado da República.

PARTIDO PROGRESSISTA - As origens do Partido Progressista estão ligadas ao processo de redemocratização do Brasil e à eleição de Tancredo Neves e José Sarney, presidente e vice-presidente da República, pelo Colégio Eleitoral em janeiro de 1985. Findo o governo de Fernando Henrique Cardoso, a Convenção Nacional do PPB decide, em 4 de abril de 2003, retirar da sigla PPB o "B", ficando apenas "PP".

O Partido Progressista aparece na segunda colocação nacional com número de filiados. Dos 11,5 milhões de eleitores filiados a partidos políticos, 11% ou 1,26 milhão integram a lista de progressistas. No plano municipal, o trabalho minucioso e coordenado dos 27 diretórios estaduais permitiu a eleição de 553 prefeitos em 2004. O resultado manteve o partido entre as quatro maiores agremiações políticas do país. Em 2004, o Partido elegeu 4.276 vereadores, um número que coloca o PP mais uma vez entre os quatro maiores partidos do Brasil. Naquele ano, o Partido Progressista registrou menos candidatos que as grandes legendas, mas teve o terceiro melhor aproveitamento final, elegendo 43,8% dos seus candidatos.

Enquanto muitas legendas viram sua existência ameaçada pela regra da cláusula de barreira, o PP teve novamente seu esforço recompensado, passando ao largo das questões que consternaram os pequenos e médios partidos no último pleito. Nas eleições para a Câmara dos Deputados, o partido elegeu 41 representantes em 2006, firmando-se definitivamente como uma grande força no Congresso brasileiro. Foram mais de 6,5 milhões de votos espalhados por todas as unidades da federação, que fizeram do Partido Progressista uma das maiores instituições político-representativas do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação

24 de jun. de 2010

Ministério das Cidades libera R$ 2,5 milhões para quatro municípios

Mais quatro municípios de Maranhão tiveram recursos empenhados pelo Ministério das Cidades* nesta quinta-feira (23). Os recursos extras foram disponibilizados através de emenda individual do deputado federal Waldir Maranhão (PP) e somam R$ 2,5 milhões. O dinheiro será liberado à medida que as obras previstas sejam concluídas pelas prefeituras municipais.

“Fizemos um esforço muito grande para que os projetos pudessem ser aprovados e depois o dinheiro viabilizado. No fim, tudo deu certo, pois quem vai se beneficiar são os maranhenses desses municípios”, avalia Maranhão. O parlamentar acredita que uma das tarefas em Brasília é também buscar recursos, “além de legislar e fiscalizar o Executivo”.

Depois de empenhado o dinheiro (pronto para pagamento) pelo Ministério das Cidades, e avaliado o projeto de execução, o dinheiro será liberado pela Caixa Econômica Federal. O agente financeiro fiscalizará a execução dos trabalhos.

Pinheiro - Implantação de ciclovia - R$ 1 milhão
Maranhãozinho - Const. de passeios, ciclovia - R$ 500 mil
Cidelândia - Infra estrutura urbana - R$ 500 mil
M. do Norte - Recapeamento de vias  - R$ 500 mil


Fonte: Assessoria de Comunicação
*Os dados podem ser conferidos no site do Ministério das Cidades 
http://www.cidades.gov.br/

23 de jun. de 2010

Definida data da convenção estadual do PP

O Partido Progressista (PP) fará a sua convenção estadual no próximo dia 29 (terça-feira), na Universidade Dom Bosco, no bairro Renascença, em São Luís. A convenção tinha sido marcada para esta semana, mas foi adiada por decisão do presidente da executiva estadual, deputado Waldir Maranhão. O PP não terá candidato a governador ou a vice-governador, mas deverá se aliar à candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) ao Palácio dos Leões. A convenção estadual poderá homologar a candidatura de Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel, ao Senado da República. O PP deverá lançar cerca de 60 candidatos a deputado estadual e três para deputado federal, incluindo o nome do deputado Waldir Maranhão.
Evento – Convenção estadual do PP
Data – 29/jun/2010
Local – Univ. Dom Bosco, bairro Renascença
Horário – das 13 às 18 horas

Informações adicionais na executiva estadual do PP, telefone 98 – 3268-1177.

21 de jun. de 2010

Emenda transfere para Buriticupu R$ 592 mil


A Caixa Econômica Federal liberou R$ 341,4 mil para a prefeitura de Buriticupu para implantação de infra-estrutura urbana. O dinheiro, fruto de uma emenda parlamentar individual do deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), está sendo transferido gradativamente à medida que a obra é executada. Ainda faltam R$ 251 para completar o repasse de um total de R$ 592 mil do Ministério das Cidades.

“Esta obra é importante, porque vai melhorar a via urbana da cidade. Na última medição feita por técnicos da Caixa em janeiro passado, o ritmo dos trabalhos estava normal”, explica Waldir Maranhão. A emenda ao Orçamento Geral da União foi apresentada no ano passado para ser empenhada no ano seguinte. Situado na microrregião do Pindaré, Buriticupu possui cerca de 65 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e sua economia está baseada na agricultura de subsistência.

Fonte: Assessoria de Comunicação

PP reafirma compromisso político de reeleger Roseana

Presidentes de diretórios municipais e de comissões provisórias do Partido Progressista (PP) estiveram reunidos hoje pela manhã, no hotel Abbeville, para traçar estratégias de campanha rumo às eleições de outubro e reafirmar o compromisso político de apoiar à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Na oportunidade, o presidente do diretório regional do PP no Maranhão, deputado federal Waldir Maranhão (foto), informou que no próximo dia 29, a Executiva do partido estará realizando sua convenção partidária, no ginásio do Colégio Dom Bosco, no Renascença II.

Waldir Maranhão ressaltou que cada membro do partido deve fortalecer o leque de ações, visando o pleito deste ano. “Cada membro de um diretório municipal ou comissão provisória deve fazer em seu município um trabalho de mobilização, para que possamos atingir a meta de colocarmos em São Luís cerca de 2 mil convencionais. Nós temos que criar o sentimento de unidade, dentro de uma convicção do que é o PP em busca do seu projeto de estado, de fazer a aliança que lhe seja favorável”, disse o dirigente estadual da legenda.

(Blog do Mário Carvalho, em 18/06/2010)

14 de jun. de 2010

PP inaugura nova sede municipal em Timon e prepara convenção estadual

Na próxima quinta-feira (17) o Partido Progressista inaugura a nova sede do diretório municipal de Timon. O evento previsto para começar às 10 horas, no bairro Santo Antônio, vai reunir as lideranças do PP na região e o deputado federal Waldir Maranhão, presidente do diretório estadual.

O presidente da executiva municipal, professor Anchieta Coimbra, explica que a sede que fica numa residência é capaz de receber os filiados com maior conforto. “Todos os segmentos terão um espaço para discutir os temas próprios. O diretório além de dar a estrutura necessária para a campanha de outubro, é um projeto de longo prazo”.

O PP de Timon possuiu cerca de 1.200 filiados, ficando em segundo lugar entre os partidos com maior densidade no município. “Estamos pensando num projeto de futuro e não apenas em eleições”, explica Maranhão
Convenção estadual – O PP fará a convenção estadual na sexta-feira (18) para homologar os candidatos a deputado estadual, deputado federal e a senador, a do pastor Bel. A pauta também prevê a homologação da coligação estadual para as eleições para governador do Estado. A convenção vai reunir lideranças de todos os municípios a partir das 9 horas da manhã no Hotel Abville, em São Luís.



Fonte: Assessoria de Comunicação

10 de jun. de 2010

PP faz convenção na próxima semana e confirma candidato ao Senado



O Partido Progressista do Maranhão fará a convenção estadual para confirmar os pré-candidatos às eleições proporcionais e majoritárias em outubro. A data foi anunciada pelo presidente estadual do PP, deputado federal Waldir Maranhão que ratificou que o partido vai lançar Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel, ao Senado da República.

O evento será realizado das 09 às 13 horas no Hotel Abeville, em São Luís. Além de confirmar 63 nomes à Assembléia Legislativa e três para a Câmara dos Deputados, os convencionais progressistas vão discutir e definir as coligações majoritárias para o governo do Estado.

“Vamos fazer um grande evento para mobilizar a nossa base partidária. Nosso propósito é obter uma ótima votação para que as várias regiões do Maranhão tenham representação e possam se fazer ouvir no Parlamento. Dirigimos um partido organizado em quase todos os municípios do estado e isso fará a diferença nas eleições”, assinala Waldir Maranhão.

Nesta sexta-feira,11, a Juventude Progressista reúne lideranças e simpatizantes num evento cultural na Fonte do Ribeirão, se apresentam grupos de são joão e outras manifestações folclóricas do Maranhão.

Fonte: Assessoria de Comunicação

9 de jun. de 2010

Dornelles recebe presidente do diretório do PP de Porto Franco

(Da esq. para dir. Dep.Waldir Maranhão,Senador Dorneles,a ex-vereadora TJ e o chefe de gabinete do Deputado,Venâncio Gomes)


O presidente nacional do Partido Progressista, senador Francisco Dorneles (RJ), recebeu na manhã desta quarta-feira (09) a ex-vereadora de Porto Franco Terezinha de Jesus Vasconcelos, mais conhecida como “TJ”.
Acompanhada do presidente estadual do PP, deputado federal Waldir Maranhão, ela fez comentários sobre a situação política no Sul do Estado. Fez também um relato sobre o trabalho partidário na região e garantiu que Waldir tem feito “um trabalho de resgate do partido junto às bases”.

“TJ” é presidente do diretório municipal do PP de Porto Franco e pré-candidata à Assembléia Legislativa do Maranhão. A homologação do nome dela deverá ocorrer na convenção estadual, prevista para acontecer entre os dias 18 e 26 de junho.

Dornelles explicou que a executiva nacional procura incentivar as gestões em cada diretório estadual que por sua vez tem a obrigação de ajudar os diretórios municipais. “É uma corrente onde todos devem participar”, incentiva.

O PP é o terceiro partido político com maior número de filiados. Nas eleições de 2006 para a Câmara dos Deputados, o partido elegeu 41 representantes. Foram mais de 6,5 milhões de votos espalhados por todas as unidades da federação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Caso Manoel Ceará

*Explicação

A direção do PP esclareceu ontem a situação do ex-deputado

Manoel Ceará, que acusou o partido de tê-lo prejudicado.

Segundo a direção partidária, a ficha por meio da qual Ceará ingressaria

no PP não foi homologada porque ele não se desfiliou formalmente do PCB,

partido pelo qual ele tentou ser vereador de São Luís em 2008.

E a lei é clara: só pode ingressar num partido quem não tem

vínculo partidário formal. Ceará tem.
 
 
Fonte: *Jornal O Estado do Maranhão, editoria  Estado Maior, 09/06/2010

2 de jun. de 2010

Waldir Maranhão defende política nacional para o ensino profissionalizante

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) defendeu hoje (02) a definição de uma política nacional de ensino profissionalizante para enfrentar o apagão da mão de obra especializada. “Esse tema é de importância nacional, pois está ligado às políticas de desenvolvimento”, observa.

Estudo feito pela Fundação Dom Cabral, com as 76 maiores companhias do Brasil, informa que a falta de gente qualificada já é um problema de grande magnitude. A falta de mão de obra capaz de atender essa ampla gama de exigências pode sufocar os planos brasileiros de crescer mais de 5% ao ano.

De acordo com o levantamento, os setores mais afetados são os de construção civil, indústria naval, automobilístico, ferroviário, moveleiro, de transportes e serviços, siderúrgico e metalúrgico. Sessenta e sete por cento das empresas consultadas pelos pesquisadores disseram ser "muito difícil" contratar funcionários.

Waldir Maranhão cita o especialista Jorge Cunha, que afirmou que existe um descompasso entre "aquilo que sobra" - uma grande massa de pessoas sem qualificação e, não raro, analfabetas funcionais - e "aquilo que falta": gente bem preparada. E não se trata apenas de encontrar candidatos com o certificado de conclusão de um curso superior.

Em outro estudo, desta vez feito pela Rizzo Franchise, e divulgado nesta semana, chegou-se a conclusão que o setor de ensino profissionalizante é o que mais deve crescer no ano de 2010. O percentual poderá chegar a 34% devido, principalmente, ao surgimento de novas redes de franquias deste setor, que já perceberam a grande escassez de cursos qualificados no país, principalmente em cidades do interior. E, ao mesmo tempo, o aumento do número de vagas de emprego que precisam de mão de obra especializada.

Fonte: Assessoria de Comunicação

1 de jun. de 2010

Desperta interesse na pré-candidatura do pastor Bel

A pré-candidatura do pastor Herberth Valdo Silva Costa, (pastor Bel), ao Senado Federal despertou o interesse de várias lideranças no Maranhão. “Tenho recebido muitas ligações, mais de 100 todo dia falando dessa jornada cívica”, contabiliza. Sua agenda foi intensificada desde sábado (29), quando aconteceu um encontro de dirigentes de partidos em São Luís.

O presidente estadual do Partido Progressista, deputado federal Waldir Maranhão, reafirmou o propósito da agremiação em lançar o pastor Bel na campanha majoritária que deverá ser oficializada na convenção do dia 28 de junho. O pré-candidato disse hoje (01) que tem conversado com entidades da sociedade do Maranhão que desejam conhecer seu projeto político. “Vou em todos os encontros, não tenho me negado a falar com ninguém, pois meus planos vão além das questões religiosas”.

Nos próximos dois dias, Bel pretende visitar três municípios (Bacabeira, Igarapé Grande e Barra do Corda). Nos últimos meses, o pastor visitou mis de 130 dos 217 municípios do estado. No encontro de sábado, o deputado reafirmou a importância da estratégia adotada pelo PP, que tem trabalhado no reforço das bases e na construção de uma forte unidade política.

31 de mai. de 2010

PP reúne lideranças políticas da capital e do interior para discutir unidade política

Dirigentes partidários e lideranças comunitárias do interior e da capital estiveram reunidas neste sábado, (29), a convite do presidente estadual do Partido Progressista, deputado federal Waldir Maranhão.

Durante o encontro, o deputado reafirmou a importância da estratégia adotada pelo PP, que tem trabalhado no reforço das bases e na construção de uma forte unidade política. Waldir Maranhão também reafirmou seu empenho em continuar liderando as conversas para a realização de uma coligação entre pequenos partidos em favor da reeleição da Governadora Roseana Sarney.

O encontro também contou com a presença do pré-candidato ao senado Pastor Bel. Em seu discurso, o pré-candidato agradeceu o apoio do PP, em especial ao presidente estadual do PP Waldir Maranhão, e demonstrou confiança e entusiasmo para a campanha eleitoral.

Um outro objetivo do encontro foi planejar a pré-convenção do Partido que acontece no dia 18 de junho. A convenção está marcada para o dia 28 de junho

Fonte: Assessoria de Comunicação

* PP ratifica apoio a Roseana e terá candidato ao Senado

A Executiva Estadual do PP reafirmou ontem o compromisso da legenda de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) e lançou a pré-candidatura do pastor da Assembléia de Deus, Herberth Valdo Silva Costa, o Pastor Bel, na disputa ao Senado. A reunião partidária ocorreu durante um café da manhã, no Hotel Abbeville, oferecido à militância do partido e demais legendas da base aliada ao Governo do Estado. Deputado federal e presidente regional do PP, Waldir Maranhão disse que a legenda vive um bom momento político e que a estratégia agora é dar maior visibilidade à sigla.

"O PP, a partir de 2008, quando nós construímos uma proposta para São Luís, com a minha candidatura a prefeito, tem demonstrado que tem um posicionamento político, com um projeto para o desenvolvimento do estado, que passa pela participação do certame eleitoral", disse.

Waldir Maranhão destacou que o ganho para o PP, desde 2008, foi imensurável. "Estamos na base do governo Roseana Sarney. Estivemos à frente da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia com o entendimento de que é preciso capacitar melhor a população. Com isso, o partido aos poucos vai definindo a sua bandeira de luta", avaliou. Ele acrescentou que o lançamento de uma pré-candidatura ao Senado reafirma o real crescimento do PP no Maranhão.

Indicação - Segundo o Pastor Bel, seu nome foi escolhido durante convenção da Assembléia

de Deus, na cidade de Coroatá, onde mais de cinco mil pastores o indicaram para a disputa majoritária. "Aceitei o desafio e estou percorrendo o Maranhão. Já visitamos 128 municípios e pudemos observar que as portas estão abertas à nossa pré-candidatura ao Senado. Estou com muita fé e coragem e continuarei percorrendo o estado dizendo aos nossos amigos que somos um nome forte ao Senado", declarou ele.

O presidente do diretório municipal do PP em São Luís, Hamilton Ferreira, disse que o partido

reforça cada vez mais as suas bases eleitorais e se lança numa candidatura ao Senado com a convicção de que está no caminho certo. "Temos o nome do Pastor Bel, que é uma figura consagrada na base evangélica e que só tende a renovar a política no Maranhão. Com isso, o partido não ficará fora da disputa majoritária no estado", enfatizou. As decisões do PP serão homologadas em junho, durante a realização da convenção partidária.

*Mário Carvalho, do jornal O Estado do Maranhão

26 de mai. de 2010

PP faz pré-lançamento da candidatura do pastor Bel ao Senado Federal

No próximo sábado (29) a direção estadual do Partido Progressista do Maranhão lançará a pré-candidatura de Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel, ao Senado Federal. O presidente do partido no Estado, deputado federal Waldir Maranhão, vai apresentar o pré-candidato no evento político que acontecerá na Assembléia Legislativa, a partir das 8 horas.

“Tenho certeza que este projeto político é também um projeto de Deus, tanto que eu conto com o apoio de meus irmãos em cristo das 128 cidades em que atuo no Maranhão, por isso não tenho dúvidas quanto a nossa vitória”, declarou otimista para centenas de pastores em Pedreiras.

O seu nome foi escolhido durante a convenção estadual das Assembléias de Deus em março deste ano para representar os evangélicos do Maranhão no Congresso Nacional. Por isso tem o apoio das igrejas Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus e Assembléia de Deus Madureira.


Fonte: Assessoria de Comunicação

21 de mai. de 2010

Pesquisa comprova que o Brasil está entre os piores na qualificação profissional


Especialistas e o governo têm dito que além do gargalo da precária infraestrutura outro problema para o desenvolvimento é a falta de mão-de-obra qualificada. O Ministério do Trabalho afirma que muitos trabalhadores não encontram colocação porque o mercado exige experiência e treinamento. Entre 36 países, o Brasil encontra-se entre as piores colocações na escassez de talentos.

As dificuldades em contratar foram comprovadas por uma pesquisa da Manpower, líder mundial de recursos humanos, cujos dados foram divulgados nesta sexta-feira (21). Eles concluem que 64% dos quase mil entrevistados apontaram que faltam profissionais adequados para preencher as vagas disponíveis – o segundo maior índice, somente atrás do Japão, com 76%. No mundo todo, 31% dos pesquisados disseram ter problemas para contratar por falta de mão-de-obra apropriada, um ponto percentual acima do resultado de 2009.

As maiores dificuldades encontram-se na área de técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, principalmente os de nível médio. O diretor comercial da Manpower no Brasil, Pedro Guimarães, observa que o quadro atual apresenta desafios tanto para empregadores quanto para candidatos.

O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA) afirma que o desafio para resolver essa questão é criar uma política nacional de educação profissional, a exemplo do que acontece com a educação básica. “É preciso pensar na questão com urgência, pois caso contrário não vamos resolver o problema dos trabalhadores”, garante.

Pela ordem, os dez cargos com maior escassez de talentos - técnicos (produção, operações, engenharia e manutenção; trabalhadores de ofício manual (eletricistas, carpinteiros, etc.); operadores de produção; secretárias e assistentes administrativos; operários; engenheiros; motoristas; contadores e profissionais de finanças; profissionais de TI; representantes de vendas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

19 de mai. de 2010

Comissão aprova audiência para discutir situação dos trabalhadores rurais

As Comissões de Legislação Participativa e de Direitos Humanos aprovaram audiência pública conjunta para discutir a situação “degradante e de servidão” dos trabalhadores rurais brasileiros. O requerimento do deputado Waldir Maranhão (PP-MA) foi aprovado na tarde desta quarta-feira (19).

O deputado entende que são inegáveis os esforços do governo para fazer cumprir a legislação, mas a ação dos órgãos responsáveis é bastante dificultada pelas condições de acesso da fiscalização e pelo grande número de ocorrências. “É grave a situação do trabalhador rural e quase sempre não conta com as mínimas condições de vida e dignidade”, observa.

Na audiência em data ainda a ser definida pelas presidências das duas comissões, serão ouvidos Zeu Palmeira, presidente da Associação Nacional dos Juízes do Trabalho; Eduardo Azeredo, presidente da Fundacentro do Ministério do Trabalho e Emprego; Cândida Costa, relatora sobre o Direito do Trabalho e Alberto Hercílio Brock, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais.

Fonte: Assessoria de Comunicação

18 de mai. de 2010

Certificados para filhos de dois mil garimpeiros

(*) O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), e a Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp Brasil) realizaram no último sábado (15), no Multicenter Sebrae, em São Luís, uma grande festa para a entrega dos certificados de conclusão das aulas de reforço escolar oferecidas a 2.400 filhos de garimpeiros em 10 municípios maranhenses. Ao final do evento, os alunos melhor avaliados durante o curso foram premiados com notebooks.

“Essa é uma comprovação do compromisso do Governo do Maranhão com as famílias de garimpeiros, que já fizeram tanto pelo desenvolvimento econômico do nosso país”, disse o secretário em exercício da Sectec, Lauro Assunção, que na solenidade representou a governadora Roseana Sarney.

O evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas ao movimento dos garimpeiros no país. O deputado federal e ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, um dos responsáveis pela realização do preparatório, e o senador Edison Lobão, que tem uma história de lutas e conquistas em prol do segmento, participaram das atividades de encerramento do curso. Também esteve em São Luís, Heleno Costa, vice-presidente de Operação da Colossus Minerals, mineradora canadense que recebeu a concessão para explorar as riquezas de Serra Pelada.

O reforço escolar é fruto de uma parceria entre a Sectec e a Agasp Brasil com o objetivo de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho frente aos grandes empreendimentos que estão aportando no estado. Para tanto, durante três meses, eles receberam aulas de português, matemática e raciocínio lógico. A execução do projeto ficou a cargo do Instituto Daniel de La Touche.

Oportunidade

O presidente da Agasp Brasil, Tony Duarte, enfatizou que o conteúdo programático do reforço escolar foi direcionado à seleção nacional dos cursos de Construção e Montagem que será promovida pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com vistas ao preenchimento de vagas nas obras da Refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira, a cerca de 60 km de São Luís.

“A partir de agora, eles não só terão melhores oportunidades de concorrer a vagas na Refinaria, como também para outros empreendimentos que serão instalados no Maranhão”, destacou Duarte.

Para uma plateia bastante numerosa, integrada por formandos e familiares, o secretário Lauro Assunção anunciou que já há um encaminhamento para o início de novas turmas de reforço escolar, que desta vez beneficiará cerca de cinco mil jovens e adultos, também filhos e filhas de garimpeiros.

“Cuidar das pessoas é o lema do governo Roseana Sarney e, portanto, não temos poupado esforços no sentido de melhor preparar a população maranhense para o mercado de trabalho. E a Secretaria de Ciência e Tecnologia vem cumprindo com o seu papel, desenvolvendo dezenas de ações e programas como esse objetivo, entre eles o Aula do Futuro, que utilizando o mesmo princípio, será responsável pela qualificação dos nossos jovens egressos de ensino médio”, assinalou o secretário em exercício.

Emprego e renda

A geração de emprego e renda, uma das consequências da política de educação profissional consolidada no governo Roseana Sarney, foi lembrada pelo deputado federal Waldir Maranhão. “A conclusão das aulas de reforço dessas primeiras turmas representa o cumprimento de uma missão quando assumi a pasta em 2009. Isso só vem a reforçar que investir no conhecimento, na educação, é o caminho para o crescimento econômico do Maranhão”, destacou o parlamentar.

Em tom de comemoração, o senador e ex-ministro de Minas Energia, Edison Lobão, citou as últimas conquistas dos garimpeiros no Brasil. O alvará de lavra da mina de Serra Pelada concedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a incorporação de mais 700 hectares à mina foram algumas delas. “E, para nossa felicidade, estamos agora participando da solenidade de entrega de certificado do curso de reforço para os filhos de garimpeiros, o que aumentará as chances deles de conseguir uma colocação de trabalho na Refinaria”, enfatizou.

Além de notebooks, alguns dos jovens que se destacaram nas salas de aulas, em cada uma dos 10 polos do preparatório no estado, também foram agraciados com a garantia de emprego em um grande grupo empresarial de São Luís.

Muito feliz com a oportunidade, o jovem Berlan Costa Pereira, 29 anos, residente no município de Pindaré, mostrou entusiasmo com o novo emprego. “Estava me dedicando muito a este reforço escolar. Mesmo com a chance de trabalho que me deram, quero tentar a seleção da Refinaria”, contou ele, que também levou para casa o computador portátil.

*O texto abaixo foi publicado no Jornal O Progresso, de nossa querida cidade de Imperatriz, por Lucienne Santos.

14 de mai. de 2010

Governo do Estado certifica 2.400 filhos de garimpeiros neste sábado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), e a Associação de Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp Brasil) comandarão neste sábado (15), às 15h, no Salão de Eventos do Multicenter SEBRAE (Cohafuma), a solenidade de certificação dos 2.400 filhos de garimpeiros que participaram das aulas de reforço escolar voltadas para a seleção nacional dos cursos de Construção e Montagem promovida pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Para a abertura da solenidade está sendo aguardada a presença da governadora Roseana Sarney, do senador Edison Lobão, do deputado federal Waldir Maranhão, além de outros parlamentares e lideranças políticas dos municípios beneficiados.

Waldir Maranhão sempre foi um grande defensor da capacitação dos maranhenses, para que os mesmos possam assegurar suas vagas neste competitivo mercado de trabalho, em especial na Refinaria Premium, da Petrobras.
As aulas do reforço escolar tiveram início em fevereiro deste ano em 10 municípios maranhenses (veja quadro). Segundo o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia em exercício, Lauro Assunção, a capacitação é mais uma oportunidade dada pelo governo estadual para assegurar aos filhos de garimpeiros melhores condições na disputa a uma vaga nas obras da Refinaria Premium, da Petrobras.

A execução do reforço escolar ficou a cargo do Instituto Daniel de Touche, que utilizando a metodologia do Projeto Aula do Futuro, terá condições de atingir um número maior de alunos, com o ensino presencial mediado pela tecnologia tendo a participação de professores especialistas diretamente de estúdios e uma TV interativa através de satélite.

Foram formadas 15 turmas voltadas para o reforço do Ensino Fundamental e mais 45 com foco no Ensino Médio, totalizando 60 turmas em todo o estado. As aulas, que aconteceram sempre nos fins de semana, foram ministradas por 120 professores contratados para as disciplinas de português, matemática e raciocínio lógico. Das vagas ofertadas, 600 foram disponibilizadas para as turmas do Ensino Fundamental e 1.800 para as de Ensino Médio.

13 de mai. de 2010

Deputado Sugere audiência pública para discutir situação dos trabalhadores rurais

O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) pediu a realização de audiência pública conjunta das Comissões de Legislação Participativa e dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para discutir a situação “degradante e de servidão” em que vivem os trabalhadores rurais brasileiros. A reunião depende de aprovação dos membros das duas comissões técnicas, mas Maranhão acredita que não haverá dificuldades para que a proposta seja autorizada ainda neste mês.

No requerimento encaminhado à Comissão de Legislação Participativa, o parlamentar maranhense sugere o envio de convites a quatro autoridades ligadas às questões do campo e à legislação trabalhista. No requerimento, Waldir Maranhão indica Zeu Palmeira, presidente da Associação Nacional dos Juízes do Trabalho; Eduardo Azeredo, presidente da Fundacentro do Ministério do Trabalho e Emprego; Cândida Costa, relatora sobre o Direito do Trabalho e Alberto Hercílio Brock, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais.

De acordo com o deputado, são inegáveis os esforços do governo para fazer cumprir a legislação, mas a ação dos órgãos responsáveis é bastante dificultada pelas condições de acesso da fiscalização e pelo grande número de ocorrências. “É grave a situação do trabalhador rural e quase sempre não conta com as mínimas condições de vida e dignidade”.

Waldir Maranhão observa que a outra face dessa questão é a incapacidade de o Estado atuar de forma eficaz no combate aos crimes de toda ordem e natureza. E diz que os abusos “em grande escala” estão sendo cometidas por empresas e “pessoas inescrupulosas e descomprometidas com o respeito às leis e aos seres humanos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Coligações de pequenos partidos é uma iniciativa inteligente e unânime afirma Francisco Carvalho

Representantes da coligação que une pequenos partidos como PP, PSL, PMN, PRP, PRTB e PHS criticaram a posição do vice-presidente do PTdoB, Lourival Mendes, sobre a formação de uma só coligação para apoiar a reeleição da Governadora Roseana Sarney. O partido do vereador foi convidado várias vezes para participar das reuniões que estão acontecendo constantemente, mas o mesmo nunca compareceu para discutir uma postura de unidade e comunhão de idéias entre os partidos.

“Não existe um manipulador e sim uma idéia compartilhada por grandes políticos que decidiram ter o Deputado Federal Waldir Maranhão, presidente do PP/MA, como mais um grande nome para a coligação” afirmou o vereador Francisco Carvalho, presidente do PSL, em resposta a declaração do vereador Lourival Mendes sobre a coligação.

Esses partidos formarão uma só coligação em favor da reeleição da Governadora Roseana Sarney. Bem diferente do que vem acontecendo com alguns partidos que não têm onde se apoiar, e buscam uns e outros sem propostas fixas e inovadoras. O vereador Francisco Carvalho, foi bem claro em resposta a imprensa esclarecendo que a união desses pequenos partidos é uma iniciativa de um ano atrás, e que não é verdadeira a afirmativa do Vereador Lourival Mendes, em dizer que o Deputado Waldir Maranhão tenta manipular uma corrente de pequenos partidos visando sua reeleição.

Fonte: Assessoria de Comunicação

5 de mai. de 2010

Ex-prefeito anuncia apoio a Waldir Maranhão

O Partido Progressista do Maranhão amplia as parcerias para as eleições gerais de outubro. O presidente regional do PP, deputado Waldir Maranhão, informou que o ex-prefeito de Paraibano, o renomado médico Dr. Zequinha dará apoio político à sua reeleição. A disposição foi anunciada por telefone pelo Dr. Zequinha ao parlamentar nesta quarta-feira (04).
Na próxima semana os dois se encontram em Brasília. Com uma população de cerca de 20 mil habitantes, Paraibano fica na microrregião das Chapas do Alto Itapecuru. É conhecida pela melhor vaquejada do estado que acontece em julho.

4 de mai. de 2010

Ministério das Cidades vai liberar R$ 2,5 milhões para quatro municípios do Maranhão

O Ministério das Cidades deverá empenhar até o mês de junho cerca de R$ 2,5 milhões para quatro municípios do Maranhão. Os pedidos foram intermediados pelo deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), que acredita que já neste semestre os recursos possam ser liberados para Pinheiro, Cidelândia, Maranhãozinho e Miranda do Norte.

A assessoria técnica do Ministério informou que as exigências legais foram cumpridas pelos municípios que vão aplicar o dinheiro em programas de segurança e educação no trânsito. O passo seguinte é o encaminhamento do processo para empenho dos valores, que permite a contratação dos serviços e pagamento das ações executadas à medida que forem executadas.

“É mais uma ajuda aos prefeitos que tem dificuldade em executar determinadas obras e serviços. No final quem sai ganhando é a população”, avalia o parlamentar.
Município                                      Valor/R$

Cidelândia                                      500 mil

Marnhãozinho                                 500 mil

Miranda do Norte                           500 mil

Pinheiro                                          1 milhão

Discurso de posse após a licença como Sec.da Ciência e Tecnologia

Sr. Presidente, primeiro, quero saudá-lo. Sei que V.Exa. pertencia ao PSB, pelo qual também me tornei Deputado Federal pelo meu Estado. Retornar 10 meses após o meu licenciamento com V.Exa. presidindo este momento solene é algo importante, porque compreendo que nada nas nossas vidas ocorre por acaso.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, foram 10 meses distante do Parlamento, porém 10 meses dedicados à ciência e tecnologia no meu Estado. Entendo ter sido Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no momento em que se discutiu o pré-sal, em que nós queríamos capacitar as nossas populações, com a expansão dos CEFETs. Temos o sentimento de que, capacitando a população na perspectiva da ciência e tecnologia, podemos realmente fazer a convergência de interesses, valorizando o ser humano.

Para nós que habitamos o Nordeste brasileiro, que convivemos com as desigualdades sociais e as assimetrias, não haverá outra saída que não apostar no conhecimento.

De tal forma que venho a esta tribuna, Sr. Presidente, para me associar à bancada nordestina, que concebeu, sob a liderança do nosso Deputado Ariosto Holanda e do Deputado Zezéu Ribeiro, aquilo que compreendo seja a oportunidade de resgatarmos e inserirmos o Nordeste dentro de uma nova perspectiva social, econômica e política.

Sr. Presidente, refiro-me ao Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste. Nessa ação, nós, da bancada nordestina, devemos cerrar fileiras para compreender que este é o momento do bom debate, em que os nossos Governadores estarão presentes, pautando aquilo que seja uma forma objetiva e pragmática de inserção do Nordeste no desenvolvimento científico e tecnológico. Devemos conjugar esforços para que a ciência e a tecnologia sirvam não só para introduzir seu aspecto transversal, mas para fortalecer as macropolíticas publicas. Entendemos que a saúde, a educação, a segurança, o turismo, enfim, todas as políticas públicas convivem, no seu dia a dia, com a importância impactante da ciência e da tecnologia.

Sr. Presidente, o grande desafio reside em como isso se dará, de forma sistêmica, em nossos Estados, até porque o sistema federal já está sob a responsabilidade dos IFETs. A questão que se apresenta é: como o Estado vai se articular e criar, de forma sistêmica, uma parceria com o setor produtivo em que possamos realmente dar aos nossos jovens o norte, a bússola para que cheguem ao mercado de trabalho capacitados e dentro de um período razoável? Eles precisam evoluir e ter dignidade.

Veio a votação do pré-sal. Eu estive ausente, mas sei que este é também um momento de aprofundar o debate que esta Casa fez e que o Senado haverá de refinar. Entretanto, nessa ordem, não podemos dissociar educação, ciência e tecnologia. Precisamos extrair essa riqueza e dar o suporte tecnológico para todos os brasileiros, para avançarmos com dignidade no horizonte de tempo que certamente colocará o Brasil na condição de país de primeiro mundo.

Sr. Presidente, estive numa missão que muito me gratificou. Como Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, pude perceber com nitidez e conhecer com maior profundidade os anseios - especialmente de nossa juventude - e as questões que envolvem a educação e a preparação das pessoas para os desafios da vida profissional.

Estava Secretário. Como Deputado licenciado em cargo executivo, conheci os problemas que afligem nossa gente maranhense. Compreendi que há um imenso espaço para ser trabalhado, pois as necessidades são infinitamente maiores se comparadas com o que o Poder Público disponibiliza e que a população tem à sua disposição.

Cristalizou-se em minha consciência que somente com uma parceria entre os vários setores - entre o Executivo e o Legislativo, e o público e o privado - é que poderemos reduzir as distâncias que envolvem as políticas públicas para a educação profissional.

É também com a parceria que será possível implementar e ampliar o acesso a novas tecnologias, que no fundo acabam atenuando os problemas sociais ou as dificuldades de um Estado pobre como o Maranhão. Em maior ou menor grau, esse problema também atinge o restante do Brasil.

Os Estados e, quem sabe, o próprio Ministério da Educação, auxiliado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, precisam ter um sistema nacional de formação profissional. A educação básica é sistêmica, e assim também pode ser a educação profissional. O Brasil precisa ter um plano permanente para a preparação de mão de obra qualificada, pois os novos tempos assim exigem.

Nossa juventude está mal preparada para o mercado de trabalho, que exige conhecimentos complexos de seus trabalhadores. No Maranhão, por exemplo, há uma carência abissal entre o que pedem as nossas empresas e o que é ofertado pela mão de obra.

Exemplo mais concreto entre o banco de trabalhadores e o que exige o emprego pode ser encontrado no projeto de instalação de um megaprojeto siderúrgico. Se este projeto estivesse para ser inaugurado, certamente o número de maranhenses empregados em funções que exigiriam maiores conhecimentos técnicos seria mínimo.

Mas esta carência de mão de obra especializada é um problema nacional, frequentemente noticiado pelos veículos de imprensa.

Portanto, Srs. Deputados e Deputadas, os Estados precisam elaborar uma proposta capaz de também transformar a educação profissional num projeto sistêmico continuado.

A preparação profissional não deve ser vista como apenas um penduricalho, algo que não seja integrado a uma política de desenvolvimento intelectual de nossa população.

Ao compreender que somente com um trabalho conjugado - capaz de reunir diferentes atores para a solução de um complexo problema - vou-me dedicar, aqui nesta Casa de Legisladores, à questão da ciência e tecnologia, quero cerrar fileiras ao lado do Deputado Ariosto Holanda, cearense da melhor cepa, nesse trabalho hercúleo em favor do desenvolvimento científico e tecnológico, não só para o Maranhão, mas para todos os 9 Estados do Nordeste.

Peço permissão ao Deputado Ariosto para lembrar vários pontos do Plano para a área científica e tecnológica para a região, cujas bases foram integralmente adotadas por todos os Parlamentares do Nordeste.

Nas considerações gerais, o termo de referência da bancada do Nordeste adverte que a atual distribuição dos recursos federais para a região, como se dá na forma de editais, não atende, na sua maioria, política de ciência e tecnologia definida pelos Governos do Nordeste.

Como existem diferenças significativas de conhecimento entre os Estados, a distribuição de conhecimento, a distribuição dos recursos federais está se dando de forma concentrada e desigual. Para se ter ideia, entre 1999 e 2007, a aplicação de recursos no Nordeste foi de apenas 734 milhões de reais.

Levando em consideração os vários dados em relação a essa questão de recursos, sou mais uma voz a pedir que os recursos advindos da exploração do óleo cru da camada pré-sal sejam aplicados, em parte, na ciência e tecnologia. Sei que esta discussão já foi amplamente realizada aqui neste plenário e que uma proposta já foi perfeitamente incluída no projeto de lei que hoje está tramitando no Senado Federal.

Mas entendo ser importante que essa discussão não seja vencida por outros interesses, seja na Câmara Alta, seja quando o projeto de distribuição de recursos do pré-sal retornar à Câmara dos Deputados. Chamo a atenção dos Parlamentares que compartilham do mesmo objetivo para o fato de que não podemos baixar a guarda para garantir o necessário para que o Brasil tenha, efetivamente, uma Política Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste prevê 7 projetos importantes para a inserção de nosso povo no século XXI. Cito dentro das informações tecnológicas os centros de educação a distância, bancos de soluções, bibliotecas multimídia e Internet de banda larga.

Sobre a capacitação tecnológica da população, relaciono como projetos prioritários cursos de mestrado e doutorado, cursos de especialização vocacionais, pró-ciências em matemática, física, química e biologia, além, e é claro, do fornecimento de bolsas de estudos para iniciação à ciência e tecnologia.

Creio que esse desafio não se encerra com um mandato ou com uma eleição. Deverá ser algo permanente e, certamente, integrado. De minha parte, serei um Deputado que perseguirá esse objetivo.

Concluo dizendo que política de ciência e tecnologia representa o avanço e a humanização de uma sociedade desigual.

Obrigado.